ACUPUNTURA

O QUE É?

A  Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um conjunto de práticas terapêuticas que foram desenvolvidas na China há alguns milhares de anos. A Acupuntura e a moxabustão são algumas dessas práticas que vem sendo utilizadas no ocidente, no tratamento de diversas doenças, obtendo grandes êxitos nas resoluções desses problemas.

A MTC tem uma metodologia própria para avaliação e tratamento, onde são levados em consideração desde os aspectos físicos, emocionais, psíquicos, alimentares, hábitos de vida e até os climatológicos. Por isso, doenças tratadas com a mesma medicação pela medicina ocidental, na Medicina Tradicional Chinesa podem ter diversos tratamentos, pois as causas que levam ao desequilíbrio são particulares a cada indivíduo.

Durante a avaliação é realizada uma entrevista, onde são verificadas: a história da doença, hábitos de vida, história pregressa, observação, palpação, observação da língua e tomada do pulso.

O tratamento é feito através da inserção de agulhas estéreis e descartáveis, na pele do paciente, nos pontos indicados, aplicação de moxa ou, ainda pode ser usada a colorpuntura, onde um feixe de luz colorida é usado nos pontos de acupuntura. Há ainda a auriculoterapia, onde se utiliza a orelha para fazer o diagnóstico e o tratamento.

Todas as pessoas, independente da idade podem se beneficiar com a acupuntura, pois ela atua de forma preventiva e também terapêutica, nas mais diversas patologias, desde transtornos ortopédicos, digestivos, ginecológicos, até os psíquicos.